Roteiro da ISO 9000

"Existe uma tendência mundial no sentido do aumento das expectativas do consumidor em relação à qualidade. Acompanhando esta tendência houve uma crescente tomada de consciência de que melhorias contínuas na qualidade são ferequentemente necessárias para atingir a assegurar um bom desempenho econômico".

CERTIFICAÇÃO DE SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE

É o ato em que uma terceira parte demonstra existir garantia adequada de que um produto, processo ou serviço devidamente identificado esteja em conformidade com uma norma ou outro documento normativo especificado.

BENEFÍCIOS DA CERTIFICAÇÃO

  • PARA OS CONSUMIDORES: Auxilia na identificação de produtos que atendem a normas especificas, estabelecendo, por conseqüência, parâmetros para decisão de compra, complementares ao custo;

  • PARA OS FORNECEDORES: Demonstra de forma independente a qualidade dos produtos e serviços perante os diversos mercados, tornando a concorrência mais justa, aumentando a competitividade e possibilitando a utilização de novas estratégias de marketing. Adicionalmente permite as empresas exportadoras superarem barreiras técnicas de outros mercados.

  • PARA O GOVERNO: Facilita o controle dos produtos e serviços no mercado e simplifica as compras públicas.


  • O QUE É A ISO

    Reconhecida internacionalmente e cujas atividades abrangem todos os aspectos da normalização.

    Organização não governamental formada por entidades normalizadoras de mais de 90 países

    Possui um relevante papel no intercâmbio internacional.

    Seu objetivo principal é estimular a troca de produtos em nível internacional.

    É responsável pelo desenvolvimento e manutenção das normas ISO.

    O QUE É ISO 9000?

    As normas ISO Série 9000 formam um conjunto de normas relacionadas com Gestão da Qualidade.

    É uma ferramenta segura criada para auxiliar as empresas e não escravizá-las

    Adotar a filosofia ISO e utilizá-la como norma na empresa é fator de sobrevivência.

    O QUE SÃO AS NORMAS NBR ISO 9000?

    São uma série de normas emitidas pelo Comitê Técnico 176 da ISO e traduzidas e adotadas no Brasil pelo Comitê Brasileiro da Qualidade, CB-25 da ABNT. Além das normas da série NBR ISO 9000, há ainda diversas outras normas chamadas auxiliares ou complementares.

    Os requisitos demonstrados na série NBR ISO 9000 são aplicados a uma variedade muito grande de situações, normalmente esses requisitos são expressos em termos gerais, havendo então uma necessidade de interpretar e adequar cada requisito à situação de cada empresa.

    Veja aqui o FLUXO DAS ATIVIDADES DE CERTIFACAÇÃO >>